CONTRAMÃO DO SISTEMA: O clamor das pedras

Pesquisa de Temas

terça-feira, 9 de junho de 2009

O clamor das pedras

Lucas 19:39-40 - Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos! Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.

          Cresci lendo gibis dos X-men, Homen-Aranha, Os Vingadores, Conan e etc. Mas nunca imaginei que um dia ouviria pedras falantes, como o Sr. Ben Grinn do Quarteto Fantástico mais conhecido como " O Coisa" ou " "Homem de Pedra".

O cenário de hoje mostra justamente a concretização dessa sentença proferida por Jesus, enquanto a igreja se cala, as pedras estão clamando, e de contra partida muitos cristãos criticam sem fazer nada.


Ao longo do tempo a igreja afastou-se do seu papel de transformar o mundo ( Rm 12:2 ), com isso o que aconteceu não foi a cessação do propósito de Deus para o mundo, pois o clamor abandonado pela igreja foi assumido por pessoas como Cazuza, Renato Russo, Madre Tereza de calcutá, Papa João Paulo II, entidades como o Green Peace, o Peace Corps, e tantas outras pessoas e entidades espalhadas pelo mundo.


Outro dia li que o dono do Castelo das Pedras interrompe o funk e chama um pastor para pregar aos jovens ali presentes, e que também pretende transformar o Castelo das Pedras em Castelo de Cristo. Muitos criticam o dono dessa casa de festas e também o pastor que vai ali para pregar, esquecendo-se que o evangelho deve ser pregado em todos os cantos do mundo para toda criatura, é alarmante o número de cristãos religiosos e preconceituosos espalhados pelo mundo, querendo fazer do evangelho a cartilha de um mundinho fechado, um clube do bolinha gospel, e com isso criticam todos que têm coragem de derrubar os paradigmas impostos pela religiosidade pagã que a igreja construiu com o passar do tempo.


Enquanto a igreja se preocupa em coar mosquitos engolindo camelos, as pedras estão clamando!
O clamor da igreja tem sido " Volta logo Senhor Jesus" quando deveria ser "Usa-me Senhor Jesus para transformar esse mundo".

Vejamos o que aconteceu no mundo quando a igreja realmente cumpriu seu papel:

A partir de 1737, com apenas 23 anos, George Whitefield (1714-1770) assustou a Inglaterra com uma série de sermões que transformaram a sociedade britânica. Atacado pelo clero, pela imprensa e até por uma multidão de insatisfeitos, Whitefield se tomou o pregador mais popular naquela época.

Concernente aos orfanatos como obra social, Charles H. Spurgeon declarou: “O socialismo é somente palavras e teoria. Nós cuidamos tanto dos corpos como das almas dos pobres e tentamos mostrar nosso amor a Verdade de Deus pelo amor verdadeiro”.


Desde que surgiu em 1517, a Reforma provocou a oposição religiosa e política da Igreja e dos governantes civis. Em torno de 1546, muitos protestantes na Alemanha, Suíça e França insistiam em que o povo - e não apenas os reis e bispos - deveria participar das decisões políticas e religiosas. Essa ideia influenciou Calvino e seus seguidores na França, Inglaterra, Escócia e Países Baixos. Os adeptos franceses de Calvino foram chamados de huguenotes. Os protestantes ingleses que ele influenciou receberam o nome de puritanos.

Os calvinistas desenvolveram teorias políticas que defendiam o governo constitucional e representativo, o direito do povo de mudar o governo e a separação entre o governo civil e o governo da Igreja. Os calvinistas do séc. XVI queriam que essas idéias fossem aplicadas somente à aristocracia, mas durante o séc. XVII surgiram conceitos mais democráticos, especialmente na Inglaterra e, mais tarde, na América do Norte colonial.


Tantos outros exemplos são facilmente capazes de corar o rosto da igreja atual.
Não temos feito nada, temos ficado a sombra, já é hora de acordar e transformar o mundo, quando as pessoas dirão novamente: Em primeiro lugar, por meio de Jesus Cristo dou graças ao meu Deus por todos vocês, pois no mundo inteiro se ouve falar a respeito da fé que vocês têm. Romanos1 : 8

Mas alguém poderá dizer: “Você tem fé, e eu tenho ações.” E eu respondo: “Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.” Tiago2 :18
Este é o momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba aviso de postagens por e-Mail

Assuntos