CONTRAMÃO DO SISTEMA: "Pau que nasce torto nunca se endireita" ?

Pesquisa de Temas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Pau que nasce torto nunca se endireita" ?





Talvez você já conheça alguém que parece não ter mais jeito de tanto que arruma confusões, entristece a própria família, aborrece amigos, enfim! 

A tendência é que as pessoas mais próximas “lavem as mãos” para não ter cuidar ou se preocupar com alguém assim. 
Chega a um ponto em que ninguém mais acredita na pessoa, e todos a querem longe, por entederem que “pau que nasce torto nunca se endireita”,  nunca vai deixar de ser quem é, abandonar seus maus hábitos, vícios, mudar seu caráter e etc.

Atenção!
 A bíblia diz que é pelo fruto que se conhece a árvore.
"Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos" .Lucas 6 : 44


Isso deixa claro que uma vinha por exemplo; não pode produzir outra coisa se não UVA!
Não existe a menor possibilidade de uma árvore dar frutos de outra espécie, pois desde que era semente já estava definido que fruto ela daria.

Bem o fruto de uma árvore não pode mudar...

Mas... e a árvore? 
Uma árvore não pode deixar de ser o que é? 
"Pau que nasce torto nunca se endireita"?

Então ao invés de esperar frutos diferentes de uma mesma árvore, é preciso mudar a árvore!

Entendendo...

Somos apenas homens naturais, brotados da semente de Adão, e até que a semente que é a palavra de Deus, seja semeada em nós, é só isso o que somos.
Essa é a origem de tanta maldade nos seres humanos, somos descendentes de um ser pecador, viemos de uma árvore contaminada pelo pecado, somos os frutos de Adão, não é que o pecado de Adão seja também nosso, não herdamos o seu pecado , e sim sua natureza pecaminosa.

Leia o que a Bíblia relata em Tiago 4.1 "De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne"?

Não, o culpado não é satanás! É o ser humano com sua natureza pecaminosa.
Nos destruímos mutuamente, nos ofendemos, destruímos nosso habitat, geramos o mal com que nós mesmos teremos de lidar, seja em casa, na rua, no trabalho, enfim. Quando muito o que satanás faz é instigar nossa malignidade.

Mas... A partir do momento em que a palavra de Deus brota no coração de uma pessoa, veja o que acontece:

* Nasce de novo - João 3.7-8 - Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

* Torna-se nova criatura  -  2 Coríntios 5.17 -  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas...

Com isso podemos afirmar que a árvore passa por uma espécie de transformação, podemos dizer que a árvore "muda de espécie"! 


Todo ser humano nasce da semente de Adão, isto é, descende de Adão, mas se torna uma "nova árvore" ao brotar a semente de Deus em seu ser.

No contexto em que Lucas afirma que os frutos de uma árvore não podem ser alterados, podemos também afirmar que a árvore pode ser transformada e passar a dar novos frutos.

A velha árvore é aos pouco vencida pela força da nova, a seiva que passa a alimentar essa nova natureza é o próprio Espírito Santo. A nova árvore crescerá e no seu devido tempo dará seus novos frutos, cumprindo o que está escrito no inicio da postagem:"Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto". 

Neste caso, uma nova árvore dará novos frutos, e será conhecida por estes novos frutos. Perceba o testemunho de transformação que isto é.

É comum ouvir pessoas dizerem que alguém "virou crente" mas continua fazendo coisa errada. 
É simples, esta pessoa ainda está em um processo inicial de transformação, usando a linguagem da jardinagem podemos dizer que ela será "podada", cuidada e chegará ao porte de uma grande e frondosa árvore. 
Mas não acontece de um dia para o outro, o certo é que ela dará os frutos devidos a nova árvore na qual ela se tornou. 
Deus sabe como lidar especificamente com cada árvore, com cada ser humano e não há quem Deus não possa transformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assuntos